Páginas filhas
  • UPDBATCH - Atualização de pacotes em lotes
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

A ferramenta UPDBATCH permite enfileirar a execução de diversos pacotes SDF de atualização (gerados por Projetos do Gestão de Ambientes, por exemplo), permitindo sua execução em sequência, facilitando e agilizando sua aplicação nos ambientes.

O UPDBATCH exibe na tela o status de aplicação de cada pacote, e em caso de erro de execução, permite retomar a migração. Através do UPDVIEWLOG, é possível conferir o que foi feito no ambiente.

Arquivos de Migração de Release não são aceitos no processo em lote.

Disponível a partir da Release 12.1.33 ou LIB com versão igual ou superior a 20211116.



Abaixo detalharemos os passos para execução da ferramenta.


1. Para iniciar a ferramenta, digite UPDBATCH como Programa Inicial no SmartClient


2. Será solicitado o login de Administrador do Protheus


3. Na tela principal são exibidos os Artefatos e Conjuntos de atualização. Artefato é cada um dos arquivos atualizáveis que compõem um pacote, como por exemplo o SDFBRA.TXT e o HLPDFPOR.TXT. Conjunto é o agrupamento de artefatos de um mesmo pacote, como por exemplo o pacote de expedição continua do RH.

Não é permito que no conjunto haja mais de um artefato do mesmo tipo. Por exemplo, não podem haver 2 arquivos SDF, ou 2 arquivos de Help para o mesmo país no conjunto. Pode haver apenas 1 SDF e arquivo de Help por país.


4. O primeiro Conjunto já vem previamente criado. Para começar, clique em Adiciona artefato, então navegue até a pasta onde está o arquivo, selecione-o e clique em Abrir.


5. Será exibida uma mensagem informando que o Artefato foi incluído com sucesso.


6. Para adicionar o próximo arquivo de atualização, é necessário criar um novo Conjunto.

É obrigatório inserir apenas 1 pacote de atualização (Artefato) por Conjunto.


Clique em Adiciona conjunto. Um novo Conjunto será adicionado abaixo do anterior.


7. Navegue até a pasta onde está o próximo arquivo de atualização, selecione-o e clique em Abrir.


8. O arquivo será adicionado ao segundo Conjunto. Abaixo, podemos ver os 2 arquivos nos 2 Conjuntos. Para prosseguir, clique em Confirmar.


9. Nesta tela, deve-se inserir a Descrição deste Lote, e selecionar quais parâmetros de log devem ser armazenados durante a atualização. Algumas opções são obrigatórias e bloqueadas na atualização em lote.


É possível também visualizar as informações de metadados do arquivo de atualização, como Release, descrição do pacote, entre outras. Para isso, clique no botão Outras Ações > Metadados.


10. Para iniciar a atualização em lote, clique em Confirmar. Será exibida uma janela de confirmação.


11. Durante a atualização, o Conjunto que estiver sendo atualizado no momento, aparecerá com status Em processamento, e os próximos ficarão com status Em espera. Quando concluir um lote, este ficará com status Concluído com sucesso.


Se ocorrer algum erro durante a migração, e esta for interrompida, ao reiniciar o UPDBATCH será apresentada uma janela informando que existe uma migração em lote não finalizada, podendo escolher em parar a migração anterior e começar uma nova, ou prosseguir com a migração existente. Vale ressaltar que em ambos os casos, o que já tinha sido atualizado antes, não será desfeito, a atualização será feita novamente por cima da anterior. Caso decida prosseguir com a migração, o programa irá reiniciar a atualização do lote que foi interrompido e continuar com os próximos, e mantém o que já tinha sido completado.