Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Manutenção/Consulta das Informações Fiscais - LF0203

Visão Geral do Programa

Essa função apresenta todas as tabelas existentes na base de dados fiscal, além das tabelas da base de dados específica, informadas na função Parâmetros Layout Fiscal (LF0101).

Exemplo:
Se o usuário deseja visualizar as informações de documentos, deverá selecionar a tabela de Documento, no quadro à esquerda da janela. Dessa forma serão apresentadas todas as informações de documento no quadro à direita do janela.

As informações podem ser filtradas de modo que possam ser visualizadas apenas as informações que o usuário deseja. Para tanto deverá ser acionado o botão Filtro, localizado no alto da janela e selecionar, na janela apresentada, os limites inicial e final dos campos ali apresentados.

Para efetuar a consulta de um registro apresentado para a tabela selecionada, pode ser utilizado o duplo clique do mouse sobre o item selecionado ou por intermédio do acionamento do botão "Detalhe do registro".

Para efetuar a manutenção de um registro apresentado para a a tabela selecionada, deve ser acionado o botão "Manutenção do registro".

Quando existir uma BO (Business Object) cadastrada para a tabela, o usuário irá visualizar tela padrão de alteração do EMS. Caso não exista essa BO associada a tela apresentada será diferenciada, não havendo nenhum tipo de consistência nesse caso. Para janelas que possuam BO associada, será apenas feita a consistência de registro já existente e validações pré-definidas no dicionário de dados. As demais informações de relacionamento, por exemplo, não são efetuadas. Essa não validação é devida ao fato do módulo dificilmente necessitar de alterações, pois o módulo recebe praticamente todas as informações de outros locais, não devendo ser utilizado para efetuar manutenções nos registros. Mas, como podem existir exceções, está sendo disponibilizado para que o usuário possua uma opção de manutenção dessas informações.Essas alterações são controladas por intermédio da geração de novos registros com data de validade diferente. Sempre que um registro for alterado é feita uma cópia do mesmo mas com uma nova versão controlada por intermédio da data de manutenção do registro. Isso, tanto para tabelas com ou sem BO. As informações apresentadas nesta função são geradas pela rotina da Função Extrator Logística (LF0202).

Importante:

Essa função somente exibe as tabelas que estiverem relacionadas ao usuário, por intermédio da função Manutenção Segurança DWF ( LF0110). Se a tabela estiver cadastrada com indicador “Permite Consulta” marcado, então a tabela será apresentada no quadro da esquerda e seus dados no quadro da direita. Caso esse parâmetro estiver desmarcado a tabela não é apresentada na relação de tabelas.

Caso a tabela esteja com o indicador “Permite Incluir” assinalado, será permitido ao usuário criar novos registros na tabela.

Caso a tabela esteja com o indicador “Permite Excluir” assinalado, será permitido ao usuário excluir os registros já existentes na tabela.

Caso a tabela estiver com o indicador “Permite Modificar” assinalado, será permitido ao usuário alterar as informações dos registros selecionados. Para manutenção somente estão disponíveis os campos previamente definidos na função Manutenção Segurança DWF (LF0110).

Essas restrições são aplicadas às tabelas da Base de Dados Fiscal (mgfis e movfis). As tabelas que fizerem parte de banco de dados específico do cliente, cadastrado na função Parâmetros Layout Fiscal (LF0101), estarão sujeitas apenas às mesmas restrições desde que as tabelas estejam cadastradas na  função Manutenção Segurança DWF (LF0110). Caso não estejam cadastradas seus registros e campos serão exibidos normalmente e sem restrições de qualquer natureza.

Para a geração automática do Bloco P – Apuração da Contribuição Previdenciária sobre a Receita Bruta, é pré-requisito cadastrar as Atividades por Estabelecimento. E isto poderá ser feito na tabela P100 - Atividade Contrib Previd. As atividades cadastradas são utilizadas para filtrar as Notas Fiscais do sistema, e considerar na soma dos valores para apresentar no Bloco P.
Este cadastro deve ser feito com base na tabela “Tabela 5.1.1 – Contribuição Previdenciária - Tabela de Códigos de Atividades“, publicada no Site Oficial da Receita Federal.

Caso seja necessário informar algum processo referenciado (P199) ou algum ajuste na consolidação dos valores (P210), poderá ser incluído manualmente neste programa e em suas tabelas correspondentes, após a extração do período. E na geração do arquivo, estes valores e informações serão considerados.

Manutenção/Consulta Informações Fiscais

Objetivo da tela:

Permitir selecionar a tabela desejada, seguindo com os procedimentos conforme descrito na visão geral. Abaixo um exemplo da janela principal, de filtro, e de alteração/inclusão, lembrando que seu layout depende da tabela selecionada. No quadro da esquerda (fundo branco) são apresentadas todas as tabelas disponíveis para seleção e no quadro da direita (fundo colorido) os campos que compõem a tabela selecionada.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Filtro

Quando acionado, apresenta a janela Manutenção/Consulta do Registro Selecionado - Filtro - LF0203, onde é possível estabelecer as faixas de filtragem desejadas.

Manutenção do registro

Quando acionado, apresenta a janela Manutenção/Consulta do Registro Selecionado - LF0203, quando for uma tabela sem BO cadastrada, ou a janela DWF-"nome-da-tabela" - LF0203, quando se tratar de tabela com BO cadastrada.

Exemplo:
Esse botão somente é habilitado quando o usuário possuir permissão para Incluir, Alterar ou Modificar registros da tabela. A parametrição dessas permissões de segurança é feita por intermédio da função Manutenção Segurança DWF (LF0110).

Detalhe do registro

Quando acionado, apresenta a janela Manutenção/Consulta do Registro Selecionado - LF0203, quando for uma tabela sem BO cadastrada, ou a janela "nome-da-tabela" - LF0203, quando se tratar de tabela com BO cadastrada.

Exportar dados para o Microsoft Excel

Quando acionado, abre o Microsoft Excel e exporta as informações da tabela selecionada para dentro do mesmo, permitindo que essas informações sejam impressas de acordo com as necessidades específicas da empresa.

Exemplo:
Para visualizar um exemplo do arquivo Microsoft Excel gerado, clique na imagem do botão "Exportar dados para o Microsoft Excel".

Totalizador

Quando acionado, apresenta a janela Filtro para as informações apresentadas, onde será possível visualizar as totalizações de todos os campos do tipo decimal, disponíveis na tabela selecionada.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Layout

Selecionar o layout cujas tabelas devam ser apresentadas. Esse campo apresenta todos os leiautes cadastrados, sendo que somente as tabelas do layout selecionado são apresentadas, com exceção da opção Todos (opção padrão) que lista todas as tabelas.

 

São as seguintes as tabelas possíveis de serem selecionadas:

 

Tabela:

Descrição:

Apuração Imposto

Apresenta os dados da apuração de ICMS para cada período.

Apuração Imposto Ajuste

Apresenta os dados dos ajustes dos saldos da apuração de ICMS conforme tabela 5.2.1 do Ato Cotepe 70/2005.

Apuração Imposto Recolher

Apresenta os dados dos ajustes dos saldos da apuração de ICMS conforme tabela 5.3.1 do Ato Cotepe 70/2005. São os ajustes das Obrigações do ICMS a Recolher.

CFOP

Apresenta a relação dos códigos fiscais de operação e prestação usados na movimentação fiscal.

Contabilista

Apresenta os dados do contabilista relacionado ao estabelecimento. Este cadastro deve ser informado pelo usuário.

Contribuinte Substituto

Apresenta os dados do contribuinte substituto em outra unidade da federação (Inscrição Estadual).

Declaração Importação

Apresenta o complemento do Documento "Declaração/Base de Cálculo de Importação".

Documento

Apresenta dados gerais do documento fiscal.

Documento Fatura

Apresenta o complemento do documento "Fatura" do documento fiscal.

Documento Fatura Parcela

Apresenta o complemento do documento "Parcelas da fatura" do documento fiscal.

Documento Item

Apresenta o complemento do documento "Itens" do documento fiscal.

Documento Item Imposto

Apresenta o complemento do documento "Impostos dos Itens" do documento fiscal.

Documento Transporte

Apresenta o complemento do documento "Dados do Transporte" do documento fiscal.

Emitente

Apresenta os dados dos participantes. Clientes, fornecedores e transportadoras envolvidas na movimentação fiscal. Existem dados complementares ao cadastro de Emitente nos cadastros de Pessoa e Endereço.

Endereço

Apresenta os dados de endereço das pessoas envolvidas no processo. Essas pessoas podem ser físicas ou jurídicas e devem constar em cadastro próprio.

Estabelecimento

Apresenta os dados do estabelecimento de onde serão extraídas as informações fiscais para geração das obrigações acessórias.

Fator Conversão

Apresenta o fator de conversão para converter (multiplicar) a unidade de medida a ser convertida na unidade de medida adotada no inventário.

Item

Apresenta os dados de identificação do item.

Item Componente

Apresenta os dados do componente (insumo/produto) do item.

I010 Indicador Operações Realizadas

Apresenta os dados do indicador de operações realizadas.

I100 Consolidação Operações

Apresenta os dados da consolidação de operações.

I200 Composição das Operações

Apresenta os dados da composição das operações.

I299 Processo Referenciado

Apresenta os dados do processo referenciado.

I300 Complemento das Operações

Apresenta os dados do complemento das operações.

I399 Processo Referenciado Com.

Apresenta os dados do processo referenciado. 

Natureza Operação

Apresenta os dados do cadastro de código de natureza de operação/prestação. 

Nomenclatura Comum Mercosul

Apresenta os dados do cadastro de código da Nomenclatura Comum do Mercosul.

Norma Referenciada

Apresenta os dados do cadastro de Normas referenciadas no texto do documento fiscal.

País

Apresenta os dados do cadastro de países conforme tabela mencionada no Ato Cotepe 70/2005.

Pessoa

Apresenta os dados de identificação da pessoa. Cada pessoa pode estar relacionada a um estabelecimento, participante, contabilista, ou transportador. Cada pessoa também possui um endereço relacionado, sendo que este deve estar cadastrado na tabela endereço. 

Texto Mensagem Fiscal

Apresenta os dados do texto da mensagem fiscal usada na emissão do documento fiscal.

Veículo

Apresenta os dados do veículo que consta no documento fiscal.

 

Relacionamentos

Pode-se consultar os relacionamentos existentes para cada tabela com um clique do botão direito do mouse na lista de dados do quadro à direita. As informações exibidas nesta função estão relacionadas ao registro selecionado sendo que não são obrigatórios os relacionamentos para todas as tabelas apresentadas.

Exemplo:

Se o usuário selecionar um registro da tabela Documentos e desejar consultar seus itens, deverá clicar com o botão direito do mouse para exibir os relacionamentos existentes e selecionar a opção "6 - Documento Item". Dessa forma será exibida uma nova janela com os itens do documento selecionado na janela anterior.

 

Manutenção/Consulta do Registro Selecionado - Filtro

Objetivo da tela:

Permitir estabelecer os filtros desejados, dependendo da tabela selecionada. Abaixo um exemplo dessa janela para uma tabela selecionada, lembrando que seu layout pode variar de tabela para tabela.

 

Manutenção/Consulta do Registro Selecionado

Objetivo da tela:

Permitir consultar e/ou alterar o conteúdo da tabela selecionada.

O conteúdo da tela varia de tabela para tabela, podendo ter uma ou mais pastas dependendo da quantidade de campos de cada tabela.

 

"nome-da-tabela-selecionada"

Objetivo da tela:

Permitir  consultar e/ou alterar o conteúdo da tabela selecionada.

O conteúdo da tela varia de tabela para tabela, podendo ter uma ou mais pastas dependendo da quantidade de campos de cada tabela.

 

Filtro para as informações apresentadas

Objetivo da tela:

Apresentar as totalizações de todos os campos do tipo decimal, disponíveis na tabela selecionada. Também será apresentada a quantidade de registros que foram lidos na totalização (contador de registros).

 

Conteúdos Relacionados:

Parâmetros Layout Fiscal (LF0101)

Extrator Logística (LF0202)

Manutenção Segurança DWF (LF0110)