Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Extrator de dados para o MLF - LF0202

Visão Geral do Programa

As informações do EMS 2 são carregadas para o módulo Configurador de Layout Fiscal, sendo que esta função possui seleção por Estabelecimento, Série, Nota Fiscal, Data do Documento e Estado assim como possui parâmetros que permitem definir se as informações processadas serão as provenientes de documentos de entrada, saída ou serviços.

A carga é efetuada a partir dos documentos fiscais, sendo também consideradas as informações cadastrais, isto é, conforme os documentos movimentados no período as informações cadastrais são atualizadas no módulo Configurador de Layout Fiscal.

Quando há integração com o produto EMS 5, é gerado no módulo Configurador de Layout Fiscal os códigos das pessoas (físicas e jurídicas) de acordo com o código já existente no sistema de finanças (quando este estiver implantado). Caso contrário, os códigos das pessoas (físicas e jurídicas) serão gerados de forma sequencial.

Esta função extrai para o módulo Configurador Layout Fiscal os valores de COFINS Pago dos documentos fiscais cadastrados em Obrigações Fiscais, e que possuem esta informação informada na pasta “Valores III”, da função Manutenção de Documentos Fiscais (OF0305).

Todos os registros de exportação relacionados ao documento fiscal são extraídos para o módulo fiscal para posterior geração no arquivo do EDF Fiscal no registro 1100 - Registro de Informações sobre Exportação.

Extrator de dados para o MLF – Pasta Seleção

Objetivo da tela:

Permitir selecionar as informações a serem consideradas para inclusão no extrator de informações.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Estabelecimento

Permite selecionar a faixa de código de estabelecimento a ser considerada na seleção dos documentos fiscais para carga das informações do EMS 2.

Série

Inserir a faixa de série a ser considerada na seleção dos documentos fiscais para carga das informações do EMS 2.

Nota Fiscal

Inserir a faixa de número do documento fiscal a ser considerado na seleção para carga das informações do EMS 2.

Data

Inserir a faixa de data do documento fiscal a ser considerado na seleção para carga das informações do EMS 2.

Estado

Inserir a faixa de códigos da unidade da federação a ser considerada na seleção para carga das informações do EMS 2.

Importante:

As informações aqui extraídas podem ser consultadas e manutenidas na função Manutenção/Consulta das Informações Fiscais (LF0203).


Extrator de Dados para o MLF – Pasta Parâmetros 

Objetivo da tela:

Permitir definir a origem dos documentos a serem selecionados.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Entrada

Quando selecionado, indica que as informações processadas serão provenientes de documentos de entrada.

Saída

Quando selecionado, indica que as informações processadas serão provenientes de documentos de saída.

Serviço

Quando selecionado, indica que as informações processadas serão provenientes de documentos de serviço.

Atualiza Documento Já Integrado

Quando NÃO selecionado, indica que, se o documento já foi integrado no MLF, ele não será processado novamente.

Atualiza Dados CIAP no Período

Quando selecionado, indica que permitirá que as informações do módulo Recuperação de Impostos (MRI) sejam levadas para o módulo Configurador Fiscal.

Primeira Entrega Bloco G do Sped Fiscal

Este parâmetro somente deve ser marcado quando o período se referir a primeira entrega do bloco G no arquivo do Sped Fiscal, isto é, no período em que se iniciar a obrigação de escrituração fiscal digital do CIAP ou quando isso ocorrer de forma espontânea.

Ao executar a extração dos dados com esta opção marcada, serão extraídos os dados dos documentos referentes aos bens do ativo imobilizado e será gerado no arquivo um registro G130 para cada bem informado, e esse tipo de informação somente deve ser gerada no período em que se iniciar a obrigação de escrituração fiscal digital do CIAP ou quando isso ocorrer de forma espontânea.

Segue validação do campo G130 de acordo com o Guia Prático:

Registro G130: Identificação do Documento Fiscal.

Este registro tem o objetivo de identificar o documento fiscal que acobertou a entrada ou a saída do bem ou componente do CIAP.

Quando o tipo de movimentação – TIPO_MOV do registro G125 – for igual a "MC", "IM", "IA" ou "AT", este registro é obrigatório.

Caso exista previsão legal de emissão de documento fiscal para os demais tipos de movimentação – TIPO_MOV do registro G125 – esse registro deverá ser informado.

No período em que se iniciar a obrigação de escrituração fiscal digital do CIAP ou quando isso ocorrer de forma espontânea, este registro é obrigatório nas seguintes situações:

a) quando o tipo de movimentação – TIPO_MOV do registro G125 – for igual a “SI” e esse “SI” for originado dos tipos de movimentação “IM”, “IA” ou “MC”;

b) quando o tipo de movimentação – TIPO_MOV do registro G125 – for igual a “SI” e esse “SI” for originado do tipo de movimentação “CI”, devem ser informados os documentos fiscais relativos ao tipo de movimentação “IA” dos seus componentes que entraram antes desse período;

c) quando o tipo de movimentação – TIPO_MOV do registro G125 – for igual a “CI”, devem ser informados os documentos fiscais relativos ao tipo de movimentação “IA” dos seus componentes que entraram antes desse período.

Extrair Documentos de Exportação

Quando assinalado, serão extraídos os dados inseridos na pasta Comex do programa OF0305 de acordo com a data informada na seleção do programa LF0202. Os dados extraídos irão gerar os registros 11.

Os dados de exportação são extraídos desde que o cadastro dessas informações esteja completo (OF0305, pasta "Comex") e será levada em consideração a data de averbação.

Quando a data de averbação pertencer a um período diferente da emissão da nota, não há necessidade de extrair a nota novamente, basta marcar esse parâmetro que o programa buscará os dados de exportação com data de averbação no período de extração.

Importante:

Todos os campos habilitados devem estar preenchidos para as notas, pois Todos são exigidos pela SRF, as informações serão extraídas de acordo com a data de averbação.

00-1105 e 1110 do Sped Fiscal. 

Exemplo:

Se um documento foi emitido em 27.12.2010, mas a data de sua averbação foi em 03.01.2011, o registro 1100, 1105 e 1110 deste documento deverá ser gerado somente no arquivo de Jan/11 e não de Dez/10, pois a data de averbação é Janeiro/11.

Em qual produto está a sua Contabilidade?

Selecionar o produto Datasul onde é feita a contabilidade. As opções disponíveis são:

  • EMS 2;

  • EMS 5.

Importante:

O sistema necessita desta informação,  pois caso esteja no EMS 5, os dados vindos dos módulos do EMS 2 deverão utilizar matriz de tradução de empresa e conta contábil. Essa necessidade existe porque este parâmetro de integração poderá mudar em determinado período e o sistema não possuí essa rastreabilidade. Neste caso, o usuário poderá decidir conforme parametrização da época.

Extrair Automaticamente Bloco P

Quando assinalado e tenha uma ou mais Atividades cadastradas, o sistema gera os dados no P100, 0145 e P200, conforme as notas fiscais que se enquadrarem, seguindo as regras descritas no item 2.

Nota:

Os valores serão gerados por dia pelo extrator e serão acumulados por período somente na geração do arquivo magnético. Isto é necessário para controlar corretamente quando houver mais de uma extração de dados para a mesma data, isto é, uma reextração do período.

Averbação ou Emissão

Considerar as notas fiscais de Exportação pela sua data de Averbação ou Emissão?

Extrair Descontos Comerciais

Quando assinalado, os descontos comerciais devem ser extraídos para o Configurador Layout Fiscal (MLF).

Nota:

Esta rotina passa a extrair do módulo de obrigações fiscais o valor original da mercadoria e o desconto total comercial do item. 

Caso o parâmetro esteja desmarcado no momento da extração, o valor da mercadoria será extraído com o valor bruto menos os descontos comerciais, e o desconto comercial não será extraído (ficando com valor 0,00), no entanto, se o parâmetro estiver marcado, o valor da mercadoria bruta será extraído assim como os descontos comerciais.

Será possível visualizar esses valores na rotina Consulta/Manutenção de Todas as Tabelas (tabela Documento Item) – LF0203.

Considerar no Valor da Mercadoria (C170)

Quando assinalado, indica que os valores de IPI e ICMS-ST serão somados ao valor da mercadoria.

Quadro E - GIA RSBotão de acesso (LF0202Q) ao cadastro de observação por Natureza de Operação ou por CFOP, para atender o Quadro E da GIA-RS, informada pelo SPED Fiscal.
CFOPs não incentivados

Botão de acesso (LF0240) ao cadastro de CFOPs definidos como não incentivados para utilização como regra da formatação do código da informação adicional, campo COD_INF_ITEM do registro C177 do SPED Fiscal.

Nota:

Campo habilitado conforme ativação da função extrai-c177-UF pelo programa CD7070, sendo que UF deve ser substituída pela Unidade Federativa desejada, ex: extrai-c177-PE

Desconsiderar Ajustes C197/D197Botão de acesso ao programa LF0202S, onde serão cadastradas as regras para que a extração de dados não elimine os ajustes parametrizados durante a execução.

 

LF0202S

Objetivo da tela:

Permitir cadastrar regras para desconsiderar os ajustes parametrizados durante a extração, evitando que o sistema elimine ajustes digitados diretamente no MLF. A parametrização poderá ser feita por família de produto, natureza de operação, classificação fiscal ou item. Ao preencher alguma das pastas com informações, quando o processamento do extrator for eliminar os ajustes para efetuar a geração novamente, para o estabelecimento e ajuste, será verificado se o documento ou item do documento fiscal se encaixam nas parametrizações e não eliminará os ajustes selecionados.

Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Estabelecimento

Informar o código do estabelecimento.
AjusteInformar o código do ajuste.
Pasta FamíliaInformar o código da família de produtos, conforme o cadastro de Família (CD0202).
Pasta Natur OperInformar o código da natureza de operação, conforme o cadastro de Natureza de Operação (CD0606).
Pasta NCMInformar o código da natureza de operação. conforme o cadastro de Classificação Fiscal (CD0603).
Pasta ItemInformar o código do item, conforme o cadastro de Item (CD0204).

Extrator de dados para o MLF – Pasta Inventário 

Objetivo da tela:

Permitir determinar as informações a serem consideradas.

Importante:

Será gerado um arquivo de acompanhamento com os itens que foram selecionados para o inventário e os produtos em processo de fabricação. Também será gerado um arquivo com os documentos que foram utilizados para compor o valor da base média das entradas quando for utilizado este tipo de preço.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Estab x Item

Quando acionado, é apresentada a tela de seleção e filtro de itens (tela LF0202M).


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Filtro

Quando selecionado, indica que a parametrização será efetuada por filtros, selecionando os itens que devem ser gerados.

Exceção

Quando selecionado, indica que a parametrização será efetuada por exceção de grupos de itens, utilizando o cadastro de exceção.

Nota:

É necessário verificar se existem grupos de exceção cadastrados para definir se esta lógica deverá ser utilizada.

Final do Período

Quando assinalado, indica que se trata do estoque final mensal ou outra periodicidade. Deverá ser informado pela empresa que está obrigada a inventário periódico ou que espontaneamente queira apresentá-lo.

Mudança Forma Tributação

Quando assinalado, indica que, por exigência da legislação ou por regime especial, houve alteração da forma de tributação da mercadoria. Neste caso, se a legislação determinar, o inventário pode ser parcial.
Exemplo:
Mercadoria no sistema de tributação por conta corrente fiscal (crédito e débito) e a legislação passa a cobrar o ICMS por substituição tributária.

Solicitação Baixa Cadastral

Quando assinalado, indica por ocasião da solicitação de baixa.

Alteração Regime Pagamento

Quando assinalado, indica que o contribuinte muda de condição, alterando o regime de pagamento.
Exemplo:
Mudança da condição “Normal” por inclusão no “Simples Nacional” ou inclusão em “Regime Especial”;

Solicitação da Fiscalização

Quando assinalado, indica que se trata de solicitação específica da fiscalização.

Data Fechamento

Inserir a data de fechamento para cada motivo assinalado.

Tipo Preço Base ICMS

Selecionar o tipo de preço para a base de cálculo do ICMS para cada Motivo Inventário assinalado. As opções disponíveis são:

  • Médio Mensal;

  • Preço Base;

  • Última Entrada;

  • Preço Reposição;

  • Média Entradas.

% Margem

Inserir o percentual de margem para acréscimo da base para cada Motivo Inventário assinalado.

Estab x Item

Selecionar por intermédio do botão apresentado ao lado direito do campo os itens que serão inventariados para cada Motivo Inventário assinalado.

Data Transação Documento

Para o tipo de preço da base de ICMS “Média Entradas”, é solicitada uma faixa de datas para filtrar os documentos do recebimento que serão utilizados para apurar o valor médio da base de ICMS do item.

Considera Produtos em Fabricação

Quando assinalado, serão considerados os produtos acabados ou semiacabados que estejam em processo de fabricação com ordens de produção abertas que ainda não foram produzidas ou que foram parcialmente produzidas.

Nota:

O SPED Fiscal não considera itens com quantidade zero no registro de inventário, desta forma caso um item possua apenas saldo contábil em processo na data de fechamento do inventário este item não será considerado no arquivo gerado, podendo causar divergência na comparação com o registro de inventário emitido pelo OF0790/OF0791.

% Margem ItemInserir o percentual de margem por Estabelecimento, Item e Validade (inicial/final) para efetivar o acréscimo da Base de Cálculo e Valor do ICMS.


LF0202R

Objetivo da tela:

Permitir determinar o percentual de margem para o Estabelecimento, Item e Validade (inicial/final)


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Campo:

Descrição:

Inserir

Permite inserir o percentual de margem para o Estabelecimento, Item e Validade (inicial/final).

Alterar

Permite alterar o percentual de margem selecionado.

ExcluirPermite excluir o percentual de margem selecionado.


LF0202M

Objetivo da tela:

Permitir determinar as informações que serão consideradas na seleção do campo "Estab x Item".


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Marca

Quando acionado, o estabelecimento x item selecionado será considerado no campo "Estab x Item".

Desmarca

Quando acionado, o estabelecimento x item que está marcado para ser considerado no campo "Estab x Item" será desmarcado.

Todos

Quando acionado, todos os estabelecimentos x itens selecionados de acordo com o filtro apresentado em tela serão considerados no campo "Estab x Item".

Nenhum

Quando acionado, nenhum estabelecimento x item será considerado no campo "Estab x Item".

Filtro

Quando acionado, apresenta a tela com as opções de filtro. Para mais detalhes, verificar a tela LF0202N.

Salvar

Quando acionado, permite que os dados informados nessa tela sejam salvos, possibilitando sua futura utilização por intermédio do Botão Recuperar.

Recuperar

Quando acionado, permite recuperar os dados armazenados por intermédio do botão Salvar.

Exceção

Quando acionado, apresenta a tela de cadastro de exceção de grupos a serem desconsiderados.


LF0202N

Objetivo da tela:

Permitir determinar as informações que serão consideradas na seleção do campo Estab x Item da tela Extratores Logística – Pasta Inventário.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Estab

Inserir uma faixa de estabelecimento a ser considerado para a seleção do campo Estab x Item da tela Extratores Logística – Pasta Inventário.

Item

Inserir uma faixa de item a ser considerado para a seleção do campo Estab x Item da tela Extratores Logística – Pasta Inventário.

Descrição

Inserir uma faixa de descrição a ser considerada para a seleção do campo Estab x Item da tela Extratores Logística – Pasta Inventário.

Família

Inserir uma faixa de família a ser considerada para a seleção do campo Estab x Item da tela Extratores Logística – Pasta Inventário.

Fam Coml

Inserir uma faixa de família comercial a ser considerada para a seleção do campo Estab x Item da tela Extratores Logística – Pasta Inventário.

GE

Inserir uma faixa de grupo de estoque a ser considerado para a seleção do campo Estab x Item da tela Extratores Logística – Pasta Inventário.

Class Fiscal

Inserir uma faixa de classificação de fiscal a ser considerada para a seleção do campo Estab x Item da tela Extratores Logística – Pasta Inventário.

Comprados

Quando assinalado, será considerada a opção comprados na geração do filtro para a seleção do campo Estab x Item da tela Extratores Logística – Pasta Inventário.

Fabricados

Quando assinalado, será considerada a opção fabricados na geração do filtro para a seleção do campo Estab x Item da tela Extratores Logística – Pasta Inventário.

Ambos

Quando assinalado, serão consideradas as opções comprados e fabricados na geração do filtro para a seleção do campo Estab x Item da tela Extratores Logística – Pasta Inventário.

Ativo

Quando assinalado, será considerada a opção ativo na geração do filtro para a seleção do campo Estab x Item da tela Extratores Logística – Pasta Inventário.

Obsoleto Ordens Automáticas

Quando assinalado, será considerada a opção obsoleto ordens automáticas na geração do filtro para a seleção do campo Estab x Item da tela Extratores Logística – Pasta Inventário.

Obsoleto Todas as Ordens

Quando assinalado, será considerada a opção obsoleto todas as ordens na geração do filtro para a seleção do campo Estab x Item da tela Extratores Logística – Pasta Inventário.

Totalmente Obsoleto

Quando assinalado, será considerada a opção totalmente obsoleto na geração do filtro para a seleção do campo Estab x Item da tela Extratores Logística – Pasta Inventário.

Mantém Seleção Anterior

Quando assinalado, mantém a seleção anterior na nova geração do filtro para a seleção do campo Estab x Item da tela Extratores Logística – Pasta Inventário.


Extrator de dados para o MLF – Pasta Impressão 

Objetivo da tela:

Permitir determinar o destino da geração, bem como a forma de execução.

Para mais detalhes consulte o conceito Pasta Impressão.

Importante:

No relatório de log gerado, na página de impressão dos parâmetros, informados na pasta do inventário, será destacado onde foram gerados os arquivos de acompanhamento.

Exemplo:
Itens Selecionados Inventário: c:\tmp\inv_estab_item.txt
     Documentos Média Entradas: c:\tmp\inv_docto_item_base.txt